Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Alunos do Teresina Zona Sul ministram oficinas educativas de Informática

Notícias

Alunos do Teresina Zona Sul ministram oficinas educativas de Informática

publicado: 29/09/2016 13h09 última modificação: 29/09/2016 13h10
Exibir carrossel de imagens As oficinas foram ministradas por alunos do curso de Informática.

As oficinas foram ministradas por alunos do curso de Informática.

Aconteceram, nos dias 5,6,8,9,22 e 23 de setembro oficinas educativas, ministradas pelos alunos do módulo V do Curso de Licenciatura em Informática do Campus Teresina Zona Sul, sob a coordenação da professora mestranda Claudete Silva.

As oficinas tiveram como objetivo capacitar profissionais da área de educação no manuseio do ambiente virtual de aprendizagem e softwares de autoria para criação de objetos de aprendizagem.

A oficina CONSTRUCT 2.0 abordou criação de jogos para fins educacionais. O Construct é um software criado para desenvolvimento de jogos digitais, popularmente conhecida como game engine. Ela foi projetada especificamente para criação de jogos 2D baseados em HTML 5, no qual não exige do usuário o conhecimento de programação, apenas lógica e que te permite exportar para diversas plataformas.

Já a oficina  de criação de atividades educativa digitais com o software ARDORA. Tratou do aplicativo que permite a criação de atividades, em formato HTML, de uma maneira muito simples, possibilitando a elaboração de mais de 45 tipos de atividades educativas, como: Atividades com imagens; Jogos de Palavras; Atividades com Sons; Relacionar; Completar; Classificar; Ordenar; Selecionar; Testes; Unidades de Medida; Esquemas; Cálculo; Sopa de Letras; Tangran; Relógio e Geometria.

Também foi realizada oficina de criação e interação no Ambiente Virtual EDMODO, que é um ambiente virtual de aprendizagem em formato de rede social que conecta professores e alunos. Com o Edmodo, professores e alunos têm um espaço que vai além da sala de aula com atividades virtuais, troca experiências por meio de discussões e compartilhamento de materiais.

"Por se tratar de oficinas ofertadas pela primeira vez ao publico, estas foram proveitosas, conforme análise dos formulários de avaliação que foram preenchidos ao final de cada oficina, onde os participantes enfatizaram que agora  se sentem mais seguros motivados em aprofundar seus conhecimentos para criação de objetos de aprendizagem com as ferramentas de autoria demonstradas assim como a utilização do Edmodo para compartilhamento das mesmas", falou a professora Claudete Silva.