Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Evento sobre ''Mulheres nos Espaços Públicos'' acontece no Teresina Central

Evento sobre ''Mulheres nos Espaços Públicos'' acontece no Teresina Central

publicado: 31/03/2017 12h49 última modificação: 31/03/2017 13h25
Exibir carrossel de imagens Evento trabalha o tema ''Mudanças e permanências na condição feminina''

Evento trabalha o tema ''Mudanças e permanências na condição feminina''

Nesta sexta-feira, 31, está sendo realizado o evento de culminância do projeto de ensino e extensão "Mulheres nos Espaços Públicos: Mudanças e permanências na condição feminina" no auditório Maestrina Clóris de Oliveira do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

"Mulheres nos Espaços Públicos: Mudanças e permanências na condição feminina" tem os objetivos de  apresentar a participação das mulheres nos diferentes espaços públicos e refletir sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

O projeto foi elaborado pela professora de Sociologia do Campus, Luciana Farias, com o auxílio de professores de diversas disciplinas, e possui os cinco eixos: ''Mulheres na Política – Mulheres no Poder'', ''Mulheres e Literatura – A Escrita das Mulheres'', ''Mulheres e a Ciência – Por que são tão poucas?'', ''Mulheres e Trabalho – Mudanças e Permanências'' e ''Mulheres e as Artes''.

Segundo a professora Luciana Farias, a partir da apresentação do projeto nas salas de aula, os alunos do Ensino Médio puderam formar grupos e escolher um eixo para fazer pesquisas sobre a questão da mulher, e apresentar os resultados de forma livre.

''Eles foram pesquisar sobre a história das mulheres para compreender porque existe o dia 8 de março, que representa um dia de reflexão sobre a nossa condição na sociedade, pois hoje em dia a gente sabe que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados'', completou Luciana Farias.

A aluna do terceiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica, Patrícia Abreu, optou por trabalhar e montar um painel sobre o projeto "Por ser menina no Brasil: Crescendo entre Direitos e Violência'', que é uma pesquisa realizada pela organização não-governamental Plan International Brasil, com meninas de 06 a 14 anos nas cinco regiões do Brasil, tendo o objetivo de mostrar o contexto atual em que essas meninas vivem, ao abordar temas como divisão de tarefas, trabalho, escola tecnologia, dentre outros.

Pela manhã, foi realizada a abertura do evento com a participação do diretor geral do Campus, Ezequias Matos, e a representante da Secretaria Municipal de Política Pública para as Mulheres (SEMPOM), Lidiane Batista.

Na oportunidade, a Campanha do Laço Branco, que trata sobre a ação dos homens pelo fim da violência contra a mulher, foi apresentada por Lidiane Batista como forma de parceria entre a SEMPOM e o IFPI para a realização dessa Campanha.

Além disso, foi realizado o bate-papo com a professora e presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB - PI), Ana Carolina Fortes, sobre a participação das mulheres nos espaços públicos tendo o viés da educação como forma de emancipação da mulher.

O evento vai até o fim da tarde e ainda irá contar com apresentação musical das alunas do curso de Música do Campus, bate-papo sobre ''Mulheres nos Espaços Públicos: como a violência se apresenta'' com a professora e mestre em Sociologia, Marcela Castro, e demais exibições dos trabalhos produzidos pelos alunos, como documentário, apresentação oral, teatro, dança e paródias.