Você está aqui: Página Inicial > Pedro II > Notícias > Mostra Cultural do IFPI é marcada por apresentações de música e teatro

Notícias

Mostra Cultural do IFPI é marcada por apresentações de música e teatro

publicado: 21/09/2016 09h37 última modificação: 21/09/2016 09h51

No período de 14 a 16 de setembro, o Campus Pedro II do Instituto Federal do Piauí (IFPI) sediou a I Mostra Cultural do IFPI. O evento contou com apresentações culturais e artísticas realizadas pelos alunos e professores de diversos campi do Instituto.

O objetivo da Mostra foi expor, incentivar e valorizar a produção artístico-cultural de servidores e alunos, mapear projetos que já estavam sendo desenvolvidos, e proporcionar a integração e a socialização entre os participantes.

Os três dias de evento foram compostos por oficinas, apresentações de teatro, corais, grupos musicais e saraus literários, e exposições artísticas. Na noite do dia 14 de setembro, aconteceu a abertura do evento com a presença do reitor Paulo Henrique Gomes de Lima e apresentação artística do grupo "Quarteto Jasmine".

Dentre as oficinas oferecidas nos dias 15 e 16, turnos manhã e tarde, foram realizadas a "Oficina Corpo e fala", "Oficina Imagem e corpo: Diálogos ecológicos", "Oficina de teatro musical", "Oficina Literatura de cordel, Leitura e Contação de história" e "Fotografia mobile".

Na manhã do dia 15 de setembro, no auditório do Campus Pedro II, além de apresentações musicais, aconteceram as peças teatrais "Morte e Vida Severina" do Campus Corrente e "Lampião, Maria Bonita e a feiticeira da Serra da Capivara" do Campus São Raimundo Nonato.

Durante a tarde, o auditório também recebeu apresentações, dentre elas, a do grupo Vocalif, Quarteto Jasmine e coral do Campus Teresina Central, coral do Campus Cocal, coral Serenata do Campus Oeiras, e das peças de teatro "Auto da barca do inferno" do Campus Valença e "Senhora no Sertão", do Campus Paulistana.

À noite, as apresentações foram realizadas na Praça do Recanto no Centro Histórico da cidade. O diretor do Campus Pedro II, Raimundo Nonato Alves da Silva, deu início às atividades ressaltando a importância do evento. Na sequência, houve exibição da Banda de Música do Campus Teresina Central e apresentação do "Sarau de poesias – livro recitado A Rosa do Povo de Carlos Drummond de Andrade", do Campus Uruçuí e do "Sarau literário: poemas, poesias, cantos e encantos" do Campus Campo Maior.

O último dia de evento, 16, foi marcado por mais apresentações de grupos musicais, como as dos campi Floriano e Parnaíba e a Orquestra de Violões do Campus Corrente. Houve também a apresentação das peças teatrais "O vendedor de palavras" e "O auto da camisinha" do Campus Picos, e "'O sacrifício de um matuto para casar com uma moça formada" do Campus Parnaíba.