Você está aqui: Página Inicial > Parnaíba > Notícias > Inaugurado Laboratório de Energias Renováveis no Campus Parnaíba

Inaugurado Laboratório de Energias Renováveis no Campus Parnaíba

publicado: 31/01/2017 17h58 última modificação: 02/02/2017 15h08
Exibir carrossel de imagens O reitor Paulo Henrique Gomes de Lima participou da inauguração do laboratório, que recebeu investimento de aproximadamente 400 mil reais

Aconteceu na sexta-feira, 27, a inauguração do Laboratório de Energias Renováveis, instalado no Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí. Para equipar o laboratório foram investidos aproximadamente 400 mil reais, fruto de parceria entre o IFPI e a empresa Omega Energia.

O moderno laboratório será utilizado por alunos e professores do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, ofertado em Parnaíba no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso é o primeiro do Estado dedicado ao tema e surgiu a partir de acordo de cooperação técnica entre o IFPI, a Omega Energia e a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc).

O curso tem como principal objetivo formar mão de obra qualificada para energia renovável, um dos setores mais promissores do Nordeste e que receberá dezenas de bilhões de reais de investimentos nos próximos anos. O curso habilita profissionais para atuarem na implantação e operação de parques eólicos e outras fontes renováveis no Piauí e em toda região nordestina, fomentando a geração de emprego e renda, e o conhecimento científico local.

"A inauguração do laboratório, que é inovador e diferenciado, é importante para consolidar essa parceria estabelecida com a abertura do curso de Sistemas de Energia Renovável, que foi uma demanda do setor produtivo. Sem dúvida, aqui iremos potencializar pesquisas nessa área", disse o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.

Além do reitor, estiveram presentes na solenidade o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), o diretor geral do Campus Parnaíba, Alexandre Borges Cristóvão, o diretor presidente da Omega Energia, Antonio Augusto Torres de Bastos Filho, e o secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho.