Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do IFPI participa de sessão solene na Alepi

Reitor do IFPI participa de sessão solene na Alepi

publicado: 21/06/2017 13h52 última modificação: 21/06/2017 16h46

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, participou de sessão solene especial em comemoração ao Dia Nacional do Engenheiro Agrimensor, realizada na quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Piauí. A sessão atendeu requerimento do deputado Evaldo Gomes (PTC).

A sessão foi aberta e presidida pelo deputado Themístocles Filho (PMDB), que chamou para compor a mesa os representantes das entidades que agregam a categoria dos agrimensores, como o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores, Valdeilson Carvalho, o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes Lima, o presidente da Associação Piauiense dos Engenheiros Agrimensores e professor do Campus Teresina Zona Sul do IFPI, Ronildo Brandão da Silva, dentre outros.

Em sua fala, o reitor, que é engenheiro agrimensor, destacou a importância da profissão e agradeceu pela sessão. Ele também prestou homenagem ao ex-professor do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Piauí, José Lincoln Meneses, falecido recentemente.

De acordo com o deputado Evaldo Gomes, “o trabalho do engenheiro agrimensor é de suma importância para o engrandecimento e desenvolvimento do Estado do Piauí, através de suas obras, suas estradas e as demarcações de suas terras”.

O presidente da Associação Piauiense dos Engenheiros Agrimensores, Ronildo Brandão, fez um histórico da existência da profissão desde a época de Cristo e agradeceu aos deputados pela aprovação da solicitação de sessão.

A data comemorativa pelo dia do Engenheiro Agrimensor é dia 4 de junho e este profissional trabalha com a captação e a análise de dados geográficos e topográficos para a elaboração de mapas. Com base em pesquisas de campo e cálculos, planeja, orienta e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos físicos de uma região para produzir mapas e cartas impressas ou digitais.