Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do IFPI participa de reunião com bancada federal do Piauí

Reitor do IFPI participa de reunião com bancada federal do Piauí

publicado: 17/05/2019 16h25 última modificação: 17/05/2019 16h25

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, e os pró-reitores do IFPI, Paulo Borges da Cunha (Administração), Laura Maria Andrade de Sousa (Ensino), José Luis de Oliveira e Silva (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) e Antônio de Pádua Alves Pinto (Desenvolvimento Institucional) participaram na manhã dessa sexta-feira (17), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de reunião com o reitor Arimatéia Dantas da UFPI e com a bancada federal do Piauí para tratar sobre o bloqueio de 30% dos recursos do Ministério da Educação (MEC) para as Instituições Federais.

A reunião teve como objetivo solicitar apoio dos parlamentares em relação ao bloqueio dos recursos. "O Instituto Federal do Piauí não vai diminuir vagas e nem fechar cursos técnicos, a realização do Exame Classificatório está confirmada para o mês de julho, mas se não houver mudanças, teremos grandes dificuldades para honrar os compromissos após o mês de setembro", explica o reitor do IFPI, Paulo Henrique.

Esse corte afeta atividades que garantem o funcionamento do Instituto Federal do Piauí, como a pesquisa de docentes e alunos, passagens, diárias, fornecimento de energia e água, manutenção de equipamentos, transporte e serviços de limpeza e de vigilância dos campi. Os gestores do IFPI e UFPI pediram o apoio dos parlamentares da bancada federal para que possam discutir estratégias de planejamento, na próxima semana, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, frente ao bloqueio de orçamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) às Instituições Federais do Estado do Piauí.

Participam da reunião os deputados Rejane Dias (PT), Margarete Coelho (PP), Flávio Nogueira (PDT), Júlio César (PSD), Assis Carvalho (PT) e Merlong Solano (PT). Além do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB).