Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pedidos de certificação do ensino médio são feitos pela internet

Notícias

Pedidos de certificação do ensino médio são feitos pela internet

publicado: 09/02/2018 10h39 última modificação: 09/02/2018 12h34
Os interessados na Certificação utilizando as notas do Exame devem realizar a solicitação no Suap

Os interessados na Certificação utilizando as notas do Exame devem realizar a solicitação no Suap

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) já está recebendo solicitações de Certificação do Ensino Médio dos participantes Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados na Certificação (Certificado de Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência) utilizando as notas do Exame devem realizar a solicitação através do Suap.

A certificação do ensino médio pode ser solicitada pelos inscritos que tenham completado 18 anos até a data de realização da primeira prova do Encceja. Para obtê-la, é preciso ainda ter alcançado, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas e 5 pontos na redação. Todos os certificados serão emitidos de forma online.

O IFPI realizará a certificação online a partir do pedido do candidato em um prazo de até 30 dias úteis.

Para efeito de certificação de conclusão de nível do ensino médio é permitido o aproveitamento das declarações parciais de proficiência obtidas nas edições do Enem desde 2009, nas aplicações do Encceja nível médio nacional até 2008 e em todas as edições do Encceja nível médio realizadas no exterior. Para isso, os interessados deverão requerer, no Protocolo de qualquer Campus do IFPI, pedido de Certificação do Nível de Conclusão do Ensino Médio, com base nas Declarações Parciais do Enem e Encceja (inclusive declarações do ENCCEJA 2017), apresentando a seguinte documentação, originais e cópias: Declaração de Proficiência dos Exames; Carteira de identidade; CPF; Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino); e Título de Eleitor.