Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI recebe visita de representantes americanos

IFPI recebe visita de representantes americanos

publicado: 05/12/2017 10h07 última modificação: 05/12/2017 15h30
Exibir carrossel de imagens Da esquerda para direita: Tatiana Beller(representante), Marcos Ferreira (aluno), Alisson Myer (representante), Daniel da Silva (aluno), Leoncio Ferreira (aluno) e Marie Lovejoy (representante).

O Instituto Federal do Piaui (IFPI) recebeu, na sexta-feira, 1, e no sábado, 2, visita de representantes do Programa de Intercâmbio Americano Community College Initiative (CCI): Allison Myers, Tatiana Beller e Marie Lovejoy. A visita teve como objetivo o acompanhamento das ações do projeto IT Prodigies (Prodígios da Tecnologia), voltado para o ensino de programação de computadores para alunos do ensino fundamental.

O contato com o IFPI dos representantes do Programa de Intercâmbio aconteceu, porque, em 2016, o aluno Daniel Farias foi selecionado pela CCI para participar de um intercâmbio nos Estados Unidos da América.

O projeto foi desenvolvido pela professora Elanne Cristina Santos, do Campus Teresina Central, com o aluno Daniel Farias e atende adolescentes das escolas municipais que cursam o oitavo ou o nono ano do ensino fundamental como contrapartida da sua participação do estudante no programa CCI.

Atualmente, o projeto conta com a participação de 20 alunos das seguintes escolas municipais: Simões Filho, Ambiental 15 de Outubro, Eurípedes Aguiar, Francisco Prado, Parque Itararé e Vereador José Ommati.

A intenção da coordenadora do projeto, Elanne Cristina dos Santos, é dar continuidade ao projeto, futuramente com novas turmas e novas parcerias de escolas públicas municipais. "A ideia é usar o ensino de programação de forma lúdica, incentivando o raciocínio lógico de maneira natural. Acreditamos que a experiência pode ser positiva até para o processo de aprendizagem de outras disciplinas como matemática, por exemplo, além de ser uma forte motivação para os alunos.", disse a professora.

O projeto também conta com a colaboração da professora Rosilda Maria Alves (Campus Teresina Central), dos estudantes Leôncio Ferreira da Silva Neto, Marcos Ferreira Nascimento Bisneto, além de Paulo de Oliveira Gomes Filho (técnico de Tecnologia da Informação) e da professora Claudete de Jesus (Campus Teresina Zona Sul).

SOBRE CCI
O CCI é um programa financiado pelo Ministério da Educação americano e desenvolvido para dar oportunidades a alunos de outros países de aprimorarem o seu conhecimento da língua inglesa bem como de desenvolverem habilidades profissionais e de liderança, ao tempo em que estudam em um Community College.