Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI participa da realização do I Congresso de Entomologia do Piauí

IFPI participa da realização do I Congresso de Entomologia do Piauí

publicado: 04/12/2017 15h10 última modificação: 04/12/2017 15h10

O Instituto Federal do Piauí, em parceria com Universidade Estadual do Piauí e Universidade Federal do Piauí, realizará o I Congresso de Entomologia do Estado. O evento vai acontecer de 10 a 13 de dezembro, em Parnaíba.

Representando o IFPI na Comissão organizadora do Evento está o professor Gilson Portela, do Campus Avançado de José de Freitas. Ele destaca que a criação do Congresso de Entomologia do Piauí (CEP) se fez necessário diante das características biológicas, geográficas, de infraestrutura, de logística, econômicas e sociais intrínsecas do Piauí.

“O estudo sobre os insetos, sob todos os seus aspectos, são muito relevantes, principalmente pelas relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente. Há inúmeras pesquisas e aplicabilidades, seja na medicina, na agricultura, na indústria alimentícia e várias outras”, destaca Gilson Portela. Além disso, ele ressalta também a importância dos insetos na polinização das espécies vegetais, nas pesquisas sobre defensivos agrícolas e no controle biológico de pragas.

O I CEP tem o objetivo de congregar estudantes e entomologistas que atuam no Piauí, Estados circunvizinhos e demais regiões do Brasil. Sendo uma oportunidade para exposição, debate, reflexão, intercâmbio, aperfeiçoamento, integração, cooperação e articulação sobre a temática.

Durante o evento será criada a sociedade de Entomologia do Piauí, premiação de melhores trabalhos, apresentação de pesquisas e homenagens de profissionais que têm contribuindo com o desenvolvimento da entomologia no estado.

Estão previstos mais de 40 palestras, dentre os palestrantes estão os professores do IFPI do Campus Cocal Joseph Jonathan Dantas de Oliveira e Flávio Luiz Simões Crespo.

Confira a programação completa.