Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI e Sebrae realizam workshop Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

Notícias

IFPI e Sebrae realizam workshop Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

publicado: 04/07/2016 11h31 última modificação: 04/07/2016 11h31

O Campus Teresina Central recebe, de 6 a 8 de julho, o workshop "Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo: A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como estratégia indutora do Empreendedorismo, da Inovação e do Desenvolvimento Local”, realizado pela parceria entre a Comissão Multidisciplinar de Inovação e Tecnologia (CMIT) e Diretoria de Extensão do campus e o SEBRAE – Piauí, que abordará como as instituições de ensino impactam na inovação dos negócios e na comunidade, por meio da extensão tecnológica e da pesquisa aplicada, além da importância de instrumentos como incubadora de empresas e empresa júnior, e exemplificará aos participantes que se inspirem para recuperar sua confiança empreendedora. As inscrições serão realizadas, no período de 27 de junho a 05 de julho de 2016, através do link: www.even3.com.br/workshoptim.

Segundo Ana Cláudia Xavier, coordenadora de extensão tecnológica do campus, o workshop, ministrado por técnicos do SEBRAE e pelo professor Marcelo Pimenta, do Laboratorium - Laboratório de Projetos Inovadores, São Paulo (SP), representará um dos processos-chaves para a prática do empreendedorismo inovador, que é a sensibilização da instituição de ensino e da comunidade.

O evento permitirá a integração entre representantes do Instituto Federal do Piauí e do SEBRAE-Piauí, socializando conhecimentos e experiências empreendedoras que poderão ser aplicados em diferentes realidades como forma de disseminar a cultura da extensão tecnológica e pesquisa aplicada na instituição, nos arranjos produtivos locais e nas comunidades.

“O Workshop será uma oportunidade ímpar para sensibilizar a comunidade do IFPI sobre a importância da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida da sociedade piauiense”, falou Luis Flávio, Diretor de Extensão,

No dia 6 de julho, serão ministradas duas palestras abertas ao público, sobre os temas: “O SEBRAE e a Inovação no Processo de Desenvolvimento Regional”, ministrada pelo Sebrae, e “O Instituto Federal como Indutor da Inovação nos Negócios e na Melhoria da Qualidade de Vida”, por Marcelo Pimenta. Além da Oficina na TRILHA do TREM, que será realizada nos dias 7 e 8 de julho, destinada exclusivamente aos servidores do IFPI e parceiros SEBRAE.

O evento é a primeira ação organizada pela Comissão CMIT, que auxilia a DIREX nos assuntos que tratam das áreas de inovação e tecnologia, bem como na implantação de metodologias e instrumentos de gestão de empreendedorismo. Formam a comissão os professores: Ana Claudia Xavier (Líder), Adalton Almeida, Etevaldo Valadão, Francisco Santos, Valdivino Rocha, Gerardo Sousa, Luis Flávio Martins, Ney Paranaguá e José Carlos Raulino, do Teresina Central, Joselma Lavor, de Piripiri, Ítalo Pedrosa e Rafael Ângelo, de Floriano, e Marcus Linhares (Consultor), de Picos.

Mais informações na Diretoria de Extensão, prédio B, sala 18, térreo, do Campus Teresina Central, ou através dos telefones (86) 3131-9437 e 3131-9308.