Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI e Governo Estadual firmam acordo para realização de pesquisas em conjunto

IFPI e Governo Estadual firmam acordo para realização de pesquisas em conjunto

publicado: 08/09/2016 08h49 última modificação: 08/09/2016 08h49
Exibir carrossel de imagens Primeiros editais serão lançados na próxima semana

Primeiros editais serão lançados na próxima semana

Na última terça-feira, 6, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Governo do Estado, por meio da Fundação Cepro, fecharam parceria para a implementação do Programa de Produção de Informações, Pesquisas e Estudos para o Desenvolvimento Sustentável com Inclusão Social no Piauí. Os estudos do Programa serão realizados em conjunto por professores pesquisadores, que concorrerão a bolsas de pesquisas, além de estudantes de graduação e pós-graduação, que atuarão no campo de estágio.

O acordo foi assinado pela reitora em exercício Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes e pelo governador Wellington Dias. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) também participam da iniciativa.  Os editais começam a ser lançados pelo Governo Estadual a partir da próxima semana.

Inicialmente, serão ofertadas seis bolsas para professores pesquisadores e três para mestrandos e doutorandos. O acordo prevê 20 bolsas, além de dez bolsas de estímulo aos pesquisadores da Cepro. Os profissionais terão recursos para desenvolver projetos em áreas de grande potencial econômico e social para o Estado.

Na próxima segunda-feira será lançado o edital sobre impactos socioeconômicos dos parques eólicos na Chapada do Araripe. Será baixado também o edital sobre demanda turística nos três pontos principais indutores do turismo, que são o Delta do Parnaíba, Parque Nacional de Sete Cidades, Serra das Confusões e Serra da Capivara. O terceiro edital é sobre agricultura familiar na área dos cerrados.