Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura do Integra IFPI reúne mais de 600 alunos e servidores

Abertura do Integra IFPI reúne mais de 600 alunos e servidores

publicado: 28/09/2017 07h56 última modificação: 05/10/2017 09h54
Exibir carrossel de imagens Abertura do Integra IFPI congrega mais de 600 alunos e servidores

Abertura do Integra IFPI congrega mais de 600 alunos e servidores

Evento que marca a consolidação das políticas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal do Piauí, o Integra IFPI teve início na noite dessa quarta-feira, 27, no Campus Teresina Central. O evento vai socializar, até sexta-feira, 29, a produção acadêmica desenvolvida por alunos e servidores por meio de projetos e programas de apoio.

O Integra congrega mais de 600 pessoas dos diversos campi da instituição. Durante o evento, a comunidade poderá acompanhar os resultados obtidos com os programas institucionais que atendem às demandas educacionais, sociais e culturais de cada região onde o IFPI está inserido.

A abertura do Integra IFPI foi palco, também, do ato oficial de recondução do professor Paulo Henrique Gomes de Lima ao cargo do reitor e de posse dos diretores gerais dos campi. Paulo Henrique foi reeleito pela comunidade acadêmica em janeiro deste ano, após consulta eleitoral realizada na Reitoria e nos 20 campi do IFPI.

O reitor destacou o compromisso com a educação e a importância do IFPI, que, no último dia 23, completou 108 anos de existência. “É um orgulho e me traz grande felicidade poder conduzir, junto com vocês, os rumos dessa instituição tão importante no cenário da educação profissional e tecnológica brasileira. Vamos continuar firmes no propósito de oferecer aos piauienses uma educação profissional focada na tecnologia, no empreendedorismo, na pesquisa e na extensão”, disse Paulo Henrique.

A solenidade abertura prosseguiu com um Desfile de Moda Inclusiva, que associa a moda à inclusão da pessoa com deficiência. Crianças, jovens e adultos com deficiência foram modelos do desfile e apresentaram peças desenvolvidas por alunos dos cursos de Vestuário e de Design de Moda dos campi Teresina Zona Sul e Piripiri, em parceria com a Gugê Jeans, que forneceu os jeans usados no desfile. A abertura do Integra contou, ainda, com apresentações culturais do Coral e da Banda de Música do IFPI, além grupo Vocalif, formado pelo professor Adelino Frazão e por estudantes do Campus Teresina Central.

A vice-governadora Margarete de Castro Coelho, o vice-prefeito de Teresina, Luiz de Sousa Santos Júnior, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, e o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Raimundo Dutra de Araújo, estiveram presentes na abertura do Integra IFPI.

O Integra continua nos dias 28 e 29 de setembro com palestras sobre temas como Reforma do Ensino Médio e Curricularização da Extensão, além de projetos integradores, exposição de banners e comunicações orais de pesquisas desenvolvidas nos programas de iniciação científica, de iniciação à docência e de apoio à extensão, ofertados no Instituto Federal do Piauí.