Você está aqui: Página Inicial > Encceja

As pessoas que solicitaram e não receberam a Certificação do Ensino Médio no prazo de 10 dias corridos devem entrar em contato pelo e-mail coredi@ifpi.edu.br

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) é unidade certificadora de conclusão de Ensino Médio e de Declaração de Proficiência dos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA/Nível Médio.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a Declaração de Proficiência utilizando as notas do ENCCEJA /Nível Médio poderão ser solicitados pelos participantes que tenham completado 18 anos até a data de realização da primeira prova e obtido, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas e 5 pontos na redação. Os interessados na certificação DE ENSINO MÉDIO OU na DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA utilizando as notas do ENCCEJA devem realizar a solicitação através do link https://suap.ifpi.edu.br/edu/solicitar_certificado_encceja/, na página “Certificado ENCCEJA”, disponível no portal do IFPI. Os certificados serão emitidos de forma online.

Para solicitação de Certificado de Conclusão do Ensino Médio a partir de Declarações Parciais do Enem e Encceja.

Exemplo: O candidato possuí declarações parciais do ENCCEJA 2018 em Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, e declaração parcial do ENCCEJA 2017 em Ciências da Natureza e suas Tecnologia,  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.

Nesse caso, os interessados deverão abrir requerimento para certificação de conclusão do Ensino Médio em qualquer Campus do IFPI, por meio de protocolo, à Direção Geral do Campus, apresentando a seguinte documentação (original e cópia):

 Cadastro de Pessoa Física (CPF);

 Documento Oficial de Identidade - RG (com foto, constando data e órgão de expedição);

 Comprovante de quitação eleitoral;

 Comprovante de Quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino).

 Declarações Parciais de Proficiência  (para candidatos que fazem uso de  notas de outras Edições do ENCCEJA para certificação.

Declarações Parciais de Proficiência (para candidatos que fazem uso de notas de outras Edições do ENEM para certificação.

No requerimento o candidato deverá indicar um e-mail válido

Prazo: Em 15 dias o candidato receberá a versão digital do Certificado em seu e-mail.

Caso o candidato não receba o certificado em seu e-mail poderá verificar o andamento em https://suap.ifpi.edu.br/edu/consultar_andamento_certificado_ensinomedio/ utilizando seu CPF e o número do processo.  

Poderão utilizar deste meio de solicitação candidatos.

- Possuam declarações parciais de proficiência de cada uma das áreas do conhecimento obtidas nas edições ENCCEJA/Nível Médio - realizadas no exterior de 2006 a 2008 e a partir de 2011.

- Possuam declarações parciais de proficiência de áreas do conhecimento obtidas nas edições do ENEM desde 2009 até 2016, combinadas às declarações parciais de proficiência de áreas do conhecimento do ENCCEJA 2006, 2007, 2008, 2017 e 2018.

 




Os Certificados de Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência são solicitados online por meio do Suap

Confira a validade de um Certificado de Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência via Encceja

Acesse para consultar o andamento da sua solicitação de Certificação do Ensino Médio com base na nota do Encceja

Confira todas as orientações que envolvem a solicitação de Certificação do Encceja

Resoluções que regulamentam o processo de Certificação do Encceja

Participantes que solicitaram Certificação do Ensino Médio com os resultados obtidos no Encceja