Você está aqui: Página Inicial > Área do Estudante > Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

publicado 07/06/2016 10h54, última modificação 21/07/2016 07h20

A Assistência Estudantil é entendida na perspectiva de educação, como direito e compromisso com a formação integral do sujeito.

Configura-se como uma política pública que estabelece um conjunto de ações que buscam reduzir as desigualdades socioeconômicas e promover a justiça social no percurso formativo dos estudantes.

PÚBLICO-ALVO

A Política de Assistência Estudantil do IFPI é direcionada para os estudantes regularmente matriculados nos cursos do Ensino Médio Integrado, EnsinoTécnico Concomitante/Subsequente e estudantes de graduação.

PROGRAMAS

As ações da Política de Assistência Estudantil serão realizadas por meio de Programas que preveem atendimento universal (Programas Universais) e Programa que prevê atendimento aos estudantes em situação de vulnerabilidade social (Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social).

Os Programas Universais são voltados aos estudantes do IFPI , e tem como objetivo contribuir com ações de atendimento às necessidades básicas e de incentivo à formação acadêmica, visando o desenvolvimento integral dos mesmos no processo educacional.

O Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, é aquele direcionado ao estudante que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Este Programa surge frente à "necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras (Parágrafo Único do Art. 4, Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010) e agravantes sociais.

A Política de Assistência Estudantil – POLAE

A Política de Assistência Estudantil do IFPI é gerenciada pelo Departamento de Assistência Estudantil vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Extensão. O Departamento é composto por uma Coordenação de Assistência Estudantil.
Nos campi, a Política de Assistência Estudantil do IFPI será executada por uma Coordenação de Assistência Estudantil, conforme disposição de função gratificada ou por uma Comissão de Assistência Estudantil, nomeada por meio de portaria pela Diretoria Geral. A Coordenação de Assistência Estudantil ou a Comissão de Assistência Estudantil será vinculada à Diretoria/Coordenação de Extensão.

Clique aqui para preencher o Formulário de Monitoramento POLAE