Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

publicado 04/06/2013 10h12, última modificação 20/09/2017 10h35
Lista com perguntas mais frequentes da sociedade.

Em que cidades são oferecidos cursos no IFPI?
Atualmente, o Instituto Federal do Piauí possui campi nas cidades de Angical, Campo Maior, Cocal Corrente, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.

Quais os tipos de cursos que o IFPI oferece?
A instituição oferta cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio. Além disso, conta com o PROEJA, voltado para educação de jovens e adultos, cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura) e pós-graduação.

Qual a diferença entre cursos técnicos nas formas integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio?
Na forma integrado ao médio, o aluno faz simultaneamente o ensino médio e o curso técnico da área escolhida. A forma concomitante exige que o aluno esteja cursando a 1ª, 2ª ou 3ª série do ensino médio em outra instituição de ensino; paralelamente, ele faz o curso técnico no IFPI. Para fazer um curso técnico na modalidade subsequente, é necessário que o aluno já tenha concluído o ensino médio.

Como faço para ingressar nos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Piauí?
A seleção para os cursos técnicos é feita através do Exame Classificatório. Geralmente os editais são divulgados nos meses de junho e novembro. Já para os cursos superiores, o ingresso se dá através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Esse sistema é baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quanto eu preciso pagar, por mês, para estudar no IFPI?
Nada. Como uma instituição pública de ensino, o IFPI não cobra mensalidade de seus alunos e seus cursos são totalmente gratuitos.

O IFPI oferece cursos a distância?
Sim. O Instituto oferece cursos técnicos na modalidade de educação a distância pela Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Os cursos funcionam da seguinte forma: os alunos fazem as atividades a distância e têm que comparecer ao polo de apoio presencial escolhido para participar de aulas e fazer as avaliações.

Como faço para ser servidor efetivo do IFPI?
A nomeação para cargo efetivo nas carreiras docente e técnica-administrativa depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidas a ordem de classificação e o prazo de sua validade.